Você sabe o que significa Pro Bono?

Se procurarmos o significado, veremos que Pro Bono é “para o bem” em latim. Mas só isso ainda não define exatamente o que é esse termo. Pro Bono é uma atividade profissional feito de forma gratuita, principalmente para aqueles que não podem pagar pelo serviço. É um serviço feito com a mesma qualidade e responsabilidade como se fosse pago por um cliente.

Por ser uma prestação de serviço, envolve competências e habilidades. Não é apenas um ato do bem, como o voluntariado tradicional, como um mutirão, entrega de alimentos, apoio no bazar ou recreação com crianças. Normalmente o Pro Bono é para apoiar organizações que necessitam de algum serviço específico e que não podem pagar.

Então, você que sabe fazer um contrato jurídico, planejamento de comunicação, análise financeira, entre outras atividades, pode fazer isso de forma gratuita beneficiando alguém ou uma instituição. Ou seja, não tem desculpas para não fazer o bem, há muita demanda, seja do voluntariado tradicional ou da transferência de conhecimento de forma gratuita.

O Pro Bono tem sido cada vez mais difundido no Brasil, tanto para as pessoas que querem ajudar usando seu próprio conhecimento, como para empresas que querem envolver seus colaboradores em ações sociais.

global-pro-bono

Este ano, a Fundação BMW indicou a Phomenta para fazer parte da Rede Global de Pro Bono. Participamos em março do summit em Singapura e agora somos um dos representantes aqui da América Latina, com o compromisso de disseminar esta cultura no nosso país.

Como um dos grandes problemas das organizações da sociedade civil é a gestão, nosso posicionamento com o Pro Bono é totalmente voltado para potencializar a gestão e profissionalização das OSCs.

Mas como funciona?

Cada OSC cadastrada na Phomenta recebe um formulário mensal para cadastrar suas principais demandas de gestão, divididas nas seguintes áreas: Gestão Financeira; Comunicação e Marketing; RH e Desenvolvimento de pessoas; Tecnologia da Informação; Gestão Estratégica e Habilidades gerais. Todo mês, a Phomenta divulga essas vagas e recruta indivíduos que tem as competências necessárias para fazer o Pro Bono para cada OSC.

O mais interessante é que a pessoa pode prestar esse serviço de forma remota, sem nem sair de casa. Temos um sistema online que gerencia e auxilia a comunicação entre a OSC e o voluntário. Isso também permite que uma pessoa do Sul possa ajudar uma OSC do Sudeste, se a demanda for da sua área de expertise.

Um dos casos que mais vem acontecendo na Phomenta é que muitos jovens recém-formados têm se cadastrado para treinar suas competências nas suas áreas de formação. É uma forma de praticar, ganhar experiência para o currículo e ainda fazer o bem.

Como contrapartida, a cada atividade Pro Bono realizada, ele ganha uma conversa de 2 horas com um mentor de carreira, normalmente pessoas com bastante sucesso no mercado de trabalho.

Outro tipo de Pro Bono é o corporativo, quando as demandas das OSCs são mais complexas, requerem um tempo maior ou um time trabalhando. Cada caso a Phomenta analisa e faz o diagnóstico de qual o melhor Programa de Pro Bono para a OSC. No próximo post, vamos comentar como funciona o Pro Bono corporativo.

A nossa intenção é disseminar a ideia de que qualquer um pode ser filantropo, seja doando seu tempo, influência ou conhecimento.

A atitude de fazer o bem e ainda usando sua expertise é de muita satisfação e tem ganhado muitos adeptos na Phomenta. Venha fazer parte também, experimente!

Acesse nosso site e veja como se cadastrar.

简体中文EnglishFrançaisDeutschEspañol

Pin It on Pinterest

Shares
Share This