FAQ EDP Aceleracao

Pergunta frequentes

1) O Reforça 3.0 é uma oportunidade gratuita?

Sim, as vagas para ambas as modalidades do programa foram financiadas pelo Instituto EDP. Permitindo que o programa seja gratuito para as Organizações da Sociedade Civil.


2) Posso me inscrever nos dois processos seletivos que estão abertos?

Não, cada modalidade possui um objetivo e atende um momento específico das organizações (estruturação da gestão ou modelagem de negócio), além de contar com cronogramas muito próximos que seria impossível a mesma organização acompanhar as duas turmas. Por isso pedimos que se inscrevam apenas em 1 das modalidades.


3) O processo de seleção é via edital?

Não, a seleção será por meio de um processo seletivo em que o comitê de seleção selecionará as organizações mais aderentes ao objetivo do ReFORÇA 3.0 e que atendam aos pré-requisitos mínimos.


4) Quais cidades podem participar?

Confira aqui a lista de cidades participantes do Programa.


5) Preciso sair de casa para participar do programa?

Não, o programa será 100% online, por meio de encontros virtuais e ao vivo com interação em tempo real, com facilitadores e outras organizações, atividades com ferramentas digitais e assessorias online para acompanhamento do desenvolvimento de cada organização.


A única atividade presencial será o evento de encerramento, com apresentação dos projetos que desejam concorrer ao capital semente, que também não terá custo para as organizações selecionadas para a etapa final.


6) Não possuo todos pré-requisitos do programa, posso participar?

Infelizmente, não. Mas você pode se cadastrar para receber novidades de outros programas (https://conteudo.phomenta.com.br/pre-inscricao-aceleracao-2020) e também se capacitar com os conteúdos disponibilizados no Portal do Impacto (https://portaldoimpacto.com).


7) Quem da organização deve participar dos encontros?

É fundamental que a liderança do projeto participe das capacitações, uma vez que no programa serão discutidos temas estratégicos e que demandam poder de decisão para realizar as mudanças propostas. Ao todo são necessárias 2 participantes, sendo ao menos 1 com poder de tomada de decisão.


8) Não tenho CNPJ, posso me inscrever?

Não. Possuir CNPJ com no mínimo 1 ano de fundação é pré-requisito para participação no programa.


9) Minha organização não possui 1 ano de formalização, porém atua há mais de 1 ano. Posso me inscrever? 

Infelizmente não. Um dos pré-requisitos do programa é que a organização possua um CNPJ ativo há, pelo menos, 1 ano.


10) A inscrição nesta página garante a minha vaga no programa?

Não, esta é apenas a primeira etapa do processo seletivo. A organização deve cumprir com as outras etapas para completar a inscrição.


11) Quando minha vaga no Reforça será confirmada?

A divulgação das organizações pré-selecionadas será em outubro.


12) Preciso inscrever 2 representantes da minha organização para participar?

Sim, é importante que sejam exatamente 2 pessoas inscritas para representar a organização durante todos os módulos (independente da modalidade escolhida), sendo que ao menos umas delas tenham poder de tomada de decisão dentro da OSC.


13) Onde encontro a ementa do curso e quem são os professores?

O programa é conduzido pela equipe da Phomenta, que possui experiência acelerando mais de 250 organizações de todas as regiões do Brasil. A ementa com mais detalhes do conteúdo será divulgada no início do programa, porém pode sofrer alterações conforme necessidades e demandas das organizações participantes.


14) Os participantes são fixos?

Sim. Uma vez definido pela organização quem serão os representantes durante o programa, é importante que não ocorram mudanças, já que os conteúdos são conectados e seguem uma didática onde um encontro está ligado ao outro - isso significa que se um participante perde o conteúdo do módulo online 1, dificilmente consegue acompanhar o módulo online 2.


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