Pergunta frequentes

1) O Reforça  4.0 é uma oportunidade gratuita?

Sim, as vagas para ambas as modalidades do programa foram financiadas pelo Instituto EDP, permitindo que o programa seja gratuito para as ONGs.


2) Posso me inscrever nos dois processos seletivos que estão abertos?

Não, cada modalidade possui um objetivo e atende a um momento específico das organizações (estruturação da gestão ou modelagem de negócio), além de contarem com cronogramas próximos que não permitem o acompanhamento das duas turmas. Por isso, pedimos que se inscrevam apenas em uma das modalidades.


3) O processo de seleção é via edital?

Não, a seleção será por meio de um processo seletivo em que o comitê de seleção selecionará as organizações mais aderentes ao objetivo do ReFORÇA 4.0 e que atendam aos pré-requisitos.


4) Quais cidades podem participar?

A ONG deve atuar em um dos municípios desta lista (clique aqui) para ser elegível a participar do Programa.


5) Preciso sair de casa para participar do programa?

Não, o programa será online, por meio de encontros virtuais e ao vivo com interação em tempo real, com facilitadores e outras organizações, atividades com ferramentas digitais e assessorias para acompanhamento do desenvolvimento de cada organização.


6) Não possuo todos os pré-requisitos do programa, posso participar?

Infelizmente, não. Mas você pode se cadastrar para receber novidades de outros programas aqui neste link e também se capacitar com os conteúdos disponibilizados no Portal do Impacto.


7) Quem da organização deve participar dos encontros?

É necessário que duas pessoas da ONG tenham disponibilidade para participar do Programa, sendo que ao menos uma deve ter um cargo com poder de tomada de decisão (exemplo: presidente, gerente, coordenador(a) geral, entre outros). Isso porque no programa serão discutidos temas de gestão estratégico com impacto em toda a organização, além de demandar poder de decisão para realizar as mudanças propostas.


8) Não tenho CNPJ, posso me inscrever?

Para a turma de Gestão, não é necessário possuir CNPJ, sendo elegíveis coletivos e organizações informais, além de organizações formalizadas (com CNPJ) em estruturação da gestão.

Já para a turma de Negócios é necessário ter CNPJ com pelo menos 1 ano.


9) A inscrição nesta página garante a minha vaga no programa?

Não, esta é apenas a primeira etapa do processo seletivo. A organização deve cumprir com as outras etapas para completar a inscrição conforme for avançando no processo.


10) Preciso inscrever 2 representantes da minha organização para participar?

Sim, é importante que sejam exatamente 2 pessoas inscritas para representar a organização durante todos os módulos (independente da modalidade escolhida), sendo que ao menos umas delas tenham poder de tomada de decisão dentro da ONG.


11) Onde encontro a ementa do curso e quem são os professores?

O programa é conduzido pela equipe da Phomenta, que já acelerou mais de 250 organizações de todas as regiões do Brasil. A ementa com mais detalhes do conteúdo será divulgada no início do programa, porém pode sofrer alterações conforme necessidades e demandas das organizações participantes.


12) Os participantes são fixos?

Sim. Uma vez definido pela organização quem serão os representantes durante o programa, é importante que não ocorram mudanças. Isso porque os conteúdos são conectados entre si e seguem uma didática em que um encontro está ligado a outro - isso significa que, se um participante perde o conteúdo de um módulo, dificilmente consegue acompanhar o módulo seguinte.