Apoiamos quem
transforma e quem
deseja transformar
Somos um negócio de impacto que apoia e conecta ONGs, institutos, fundações e empresas para transformação de territórios e causas. Facilitamos espaços para conexão e colaboração, conduzimos formações práticas em gestão para ONGs, coordenamos programas de voluntariado, e produzimos conteúdos e pesquisas para e sobre o terceiro setor.
Por que fazemos
o que fazemos?

No Brasil, de acordo com o Mapa das OSCs, temos 875 mil ONGs, espalhadas por todas as regiões, compondo o que chamamos de Terceiro Setor.
O setor possui um papel relevante em uma democracia e no combate às desigualdades, além de empregar milhões de pessoas e contribuir com 4,27% do PIB brasileiro. Apesar disso, as ONGs enfrentam desafios para se tornarem sustentáveis economicamente, impactando sua gestão e a eficiência e efetividade de suas ações e projetos.
Apoiar e conectar ONGs, institutos, fundações e empresas é o caminho que encontramos para contribuir para construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
De 2015 até o momento:

Apoiamos +1.500
ONGs de norte a sul do país

Conectamos +2.000
voluntários com ONGs

Realizamos +70
projetos com diferentes parceiros
Transformação com simplicidade
Nossa atenção está voltada às mudanças, sejam elas tecnológicas ou não. Trabalhamos para acompanhar as inovações e transformar informações complexas em conceitos fáceis de entender e aplicar no dia a dia das ONGs, através de assessorias e formações.
Tecnologia olho no olho
Adotamos o design thinking* em nossos processos, ao colocar empreendedores sociais e organizações no centro de tudo que planejamentos e realizamos. Valorizamos as trocas, procuramos entender e auxiliar ONGs em seus desafios, com empatia e acolhimento. Reconhecemos que elas são as grandes especialistas que transformam territórios com o seu trabalho. Buscamos, então, simplificar caminhos e fortalecer suas atuações.
*Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano, voltada para resolução de desafios, que envolve empatia, definição do problema, ideação, prototipagem e testes. Ela incentiva a criatividade e a colaboração para encontrar soluções inovadoras.
Ensinamos o que praticamos
Somos um laboratório de gestão. Buscamos experimentar novas abordagens e soluções para compartilhar com as ONGs resultados e desafios, inspirando a inovação. Por aqui, temos implementado práticas de autogestão, nos baseando na transparência, distribuição de poder e autonomia.
Nossas soluções
Programas de Aceleração para ONGs
Formação intensiva
onde os empreendedores das ONGs aprendem na prática sobre liderança, gestão, captação de recursos e inovação, gerando mais sustentabilidade financeira e impacto social. A jornada conta com encontros ao vivo, assessorias individuais, momentos para troca de experiências e desafios para implantação imediata dos aprendizados.
Programas de Voluntariado
O programa conecta ONGs e colaboradores de empresas para criarem soluções para desafios reais das organizações. Enquanto gera impacto social, o programa desenvolve soft skills, ensina na prática processos de inovação e contribui para o aumento do engajamento dos colaboradores.
Gestão de
Redes
Criação de espaços para conexão, aprendizagem e colaboração de ONGs de uma determinada causa ou território. A partir de uma comunidade ativa e engajada de organizações, o investidor social pode compreender melhor as demandas sociais e os desafios das organizações, permitindo uma maior efetividade na conexão de iniciativas próprias e de parceiros como doações e ações de voluntariado.
Sobre ONGs para ONGs
Acreditamos na informação como ferramenta indispensável para a mudança. Em nosso Portal do Impacto, plataforma voltada para o Terceiro Setor, oferecemos conteúdos 100% gratuitos sobre gestão, captação de recursos e muito mais sobre empreendedorismo social.
+12 mil empreendedores sociais acessam os conteúdos do Portal do Impacto mensalmente.
A nossa história
Antes mesmo de obtermos um CNPJ, a Phomenta tinha um propósito claro: apoiar quem transforma e quem deseja transformar.
A bióloga Izadora Mattiello observava as dificuldades enfrentadas pelas ONGs nas quais atuava como voluntária, especialmente na gestão e nas questões financeiras, enquanto seu companheiro, Lorhan Caproni, conhecia várias empresas de investimento social e percebia o potencial para um maior envolvimento em causas sociais. Combinando suas percepções, em 2015, o casal identificou a oportunidade de contribuir para o impacto positivo e explorar um mercado pouco abordado no Brasil, voltado a orientar organizações a criar modelos confiáveis e rentáveis. Em seu apartamento, em Campinas, Izadora e Lorhan começaram a desenhar a iniciativa que viria a transformar OSCs de todo o Brasil.
Phomenta
na mídia