Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Grupo Ultra apresentam:

Espaço em branco vazio.

Fortalecendo organizações que promovem atividades culturais como forma de educação.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Logotipos de várias empresas.

Mais apoio para o que você já faz de melhor

Se você atua com cultura e educação, já sabe: realizar um bom projeto exige muito mais que vontade. É preciso estrutura, apoio e recursos.

O Programa de Aceleração Cultural chega para dar força a quem quer tirar ideias do papel e ampliar o impacto. Uma iniciativa para te dar mais segurança para captar e mais preparo para executar.


  • Quando: 2º semestre de 2025
  • Carga horária: 40h totais
  • Acessibilidade: todo o conteúdo será acessível para pessoas com deficiência, com tradução em libras e legendas.



O que você precisa para participar



  • Estar localizada em Duque de Caxias/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP, Santos/SP e São Paulo/SP


  • No mínimo de 1 ano de existência e CNPJ ativo


  • Realizar atividades culturais com caráter educativo: como oficinas, cursos de formação artística, acompanhamento pedagógico, programas educativos em museus, bibliotecas ou centros culturais


  • Possuir canais de comunicação ativos (site e/ou redes sociais)


  • Não promover partidos políticos, religiões específicas, violência ou criminalidade


Importante: será preciso comprovar, na etapa de envio de documentos, pelo menos 1 ano de experiência em ações culturais educativas. Poderá ser através de fotos, matérias, vídeos e posts em redes sociais.


O que sua organização vai viver

Módulo 1

Desafios e Prioridades

Onde estão os seus principais desafios e como definir os próximos passos?

  • Identificação de desafios
  • Matriz de priorização
  • Planejamento estratégico voltado à captação

Módulo 2

Lei de Incentivo à Cultura


Como enquadrar, escrever e captar para projetos incentivados?


  • Enquadramento e escrita de projetos culturais educativos
  • Definição de prazos e cronogramas
  • Estratégias de captação e prestação de contas

Formato

3 encontros por módulo (aulas e rodas de conversa) e assessoria individual.

E tem incentivo para participar


Bolsa: até R$ 2.000 por organização (R$ 1.000 por módulo concluído com 75% de presença)


Assessorias: Encontros online para tirar dúvidas e aplicar conhecimentos a realidade da sua ONG.


Conexão: Esteja próximo de outras ONGs que tentam mudar o mundo como você, através da cultura e educação.

Como funciona a seleção

Inscrições até: 08/10/2025

  1. Inscrição online: preencha o formulário

  2. Sessão explicativa: bate-papo ao vivo para apresentar o programa e tirar dúvidas

  3. Envio de documentos: etapa de comprovação dos critérios

  4. Confirmação: análise e devolutiva das organizações selecionadas


Descubra como é fácil se inscrever!

1.

Regulamento

Leia com atenção os critérios, prazos e diretrizes do programa: 

Baixar

2.

Perguntas do formulário

Leia as perguntas do formulário para compreender mais sobre

Baixar

3.

Perguntas frequentes

Suas principais dúvidas sobre o programa poderão ser respondidas aqui: 

Acessar

4.

Inscrição

Inscreva-se no link abaixo:



Inscreva-se

Perguntas Frequentes


1. Quem pode participar do Programa de Aceleração Cultural?

Organizações culturais sem fins lucrativos que desenvolvem atividades culturais com foco educativo*. É necessário ter sede em Duque de Caxias/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP, Santos/SP ou São Paulo/SP.

*Exemplo: oficinas, cursos de formação artística, acompanhamento pedagógico, programas educativos em museus, bibliotecas ou centros culturais.


2. Preciso ter CNPJ para participar?

Sim. Só podem se inscrever organizações com CNPJ ativo e que comprovem atuação mínima de 1 ano em atividades culturais educativas. 


3. Como funciona a seleção?

A seleção passa por etapas: análise de documentos, entrevistas e avaliação da atuação da organização. Se houver mais organizações aptas do que vagas, serão considerados critérios como tempo de atuação, número de beneficiários e experiência com a Lei Rouanet ou outras leis de incentivo.


4. Os encontros são presenciais?
Não. Toda a formação será online, por meio de aulas, atividades e mentorias.


5. Os encontros são obrigatórios?
Sim. Para garantir a participação no Programa e receber a bolsa-auxílio, é necessário ter pelo menos 75% de presença em cada módulo e realizar as atividades propostas.


6. O Programa é pago em algum momento?
Não. O Programa é totalmente gratuito. Além disso, cada organização pode receber até R$ 2.000 de bolsa-auxílio vinculada à participação.


7. O que está incluído no Programa?

Formação online de 17 horas em 2 módulos: sustentabilidade financeira e Lei de Incentivo Fiscal (Rouanet)

  • 2 horas de mentoria individual por organização
  • Rodas de conversa coletivas
  • Assessoria individual com especialistas
  • Conexão com outras organizações culturais


8. Preciso de algum equipamento específico para participar?

Sim. É necessário ter acesso a internet estável, computador, celular, tablet ou notebook com câmera e microfone. 


9. O recurso financeiro pode ser utilizado como a organização quiser?
Sim. Cada organização poderá receber até R$ 2.000 de bolsa-auxílio (R$ 1.000 por módulo concluído). O recurso é de uso livre, mas a presença e participação ativa nos módulos são pré-requisitos para o recebimento.


10. Como acompanho novidades e atualizações do Programa?
As comunicações oficiais são enviadas por e-mail. Também é importante acompanhar os canais de contato:
aceleracaocultural@phomenta.com.br
WhatsApp: (11) 97555-1415 (segunda a sexta, das 9h às 18h)
Site oficial.