Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Grupo Ultra apresentam:
Fortalecendo organizações que promovem atividades culturais como forma de educação.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Mais apoio para o que você já faz de melhor
Se você atua com cultura e educação, já sabe: realizar um bom projeto exige muito mais que vontade. É preciso estrutura, apoio e recursos.
O Programa de Aceleração Cultural chega para dar força a quem quer tirar ideias do papel e ampliar o impacto. Uma iniciativa para te dar mais segurança para captar e mais preparo para executar.
- Quando: 2º semestre de 2025
- Carga horária: 40h totais
- Acessibilidade: todo o conteúdo será acessível para pessoas com deficiência, com tradução em libras e legendas.
O que você precisa para participar
- Estar localizada em Duque de Caxias/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP, Santos/SP e São Paulo/SP
- No mínimo de 1 ano de existência e CNPJ ativo
- Realizar atividades culturais com caráter educativo: como oficinas, cursos de formação artística, acompanhamento pedagógico, programas educativos em museus, bibliotecas ou centros culturais
- Possuir canais de comunicação ativos (site e/ou redes sociais)
- Não promover partidos políticos, religiões específicas, violência ou criminalidade
Importante: será preciso comprovar, na etapa de envio de documentos, pelo menos 1 ano de experiência em ações culturais educativas. Poderá ser através de fotos, matérias, vídeos e posts em redes sociais.
O que sua organização vai viver
Módulo 1
Desafios e Prioridades
Onde estão os seus principais desafios e como definir os próximos passos?
- Identificação de desafios
- Matriz de priorização
- Planejamento estratégico voltado à captação
Módulo 2
Lei de Incentivo à Cultura
Como enquadrar, escrever e captar para projetos incentivados?
- Enquadramento e escrita de projetos culturais educativos
- Definição de prazos e cronogramas
- Estratégias de captação e prestação de contas
Formato
3 encontros por módulo (aulas e rodas de conversa) e assessoria individual.
E tem incentivo para participar
Bolsa: até R$ 2.000 por organização (R$ 1.000 por módulo concluído com 75% de presença)
Assessorias: Encontros online para tirar dúvidas e aplicar conhecimentos a realidade da sua ONG.
Conexão: Esteja próximo de outras ONGs que tentam mudar o mundo como você, através da cultura e educação.
Como funciona a seleção
Inscrições até: 08/10/2025
- Inscrição online: preencha o formulário
- Sessão explicativa: bate-papo ao vivo para apresentar o programa e tirar dúvidas
- Envio de documentos: etapa de comprovação dos critérios
- Confirmação: análise e devolutiva das organizações selecionadas
Descubra como é fácil se inscrever!
3.
Perguntas frequentes
Suas principais dúvidas sobre o programa poderão ser respondidas aqui:
4.
Inscrição
Inscreva-se no link abaixo:
Inscrições encerradas.
Perguntas Frequentes
1. Quem pode participar do Programa de Aceleração Cultural?
Organizações culturais sem fins lucrativos que desenvolvem atividades culturais com foco educativo*. É necessário ter sede em Duque de Caxias/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP, Santos/SP ou São Paulo/SP.
*Exemplo: oficinas, cursos de formação artística, acompanhamento pedagógico, programas educativos em museus, bibliotecas ou centros culturais.
2. Preciso ter CNPJ para participar?
Sim. Só podem se inscrever organizações com CNPJ ativo e que comprovem atuação mínima de 1 ano em atividades culturais educativas.
3. Como funciona a seleção?
A seleção passa por etapas: análise de documentos, entrevistas e avaliação da atuação da organização. Se houver mais organizações aptas do que vagas, serão considerados critérios como tempo de atuação, número de beneficiários e experiência com a Lei Rouanet ou outras leis de incentivo.
4. Os encontros são presenciais?
Não. Toda a formação será online, por meio de aulas, atividades e mentorias.
5. Os encontros são obrigatórios?
Sim. Para garantir a participação no Programa e receber a bolsa-auxílio, é necessário ter pelo menos 75% de presença em cada módulo e realizar as atividades propostas.
6. O Programa é pago em algum momento?
Não. O Programa é totalmente gratuito. Além disso, cada organização pode receber até R$ 2.000 de bolsa-auxílio vinculada à participação.
7. O que está incluído no Programa?
Formação online de 17 horas em 2 módulos: sustentabilidade financeira e Lei de Incentivo Fiscal (Rouanet)
- 2 horas de mentoria individual por organização
- Rodas de conversa coletivas
- Assessoria individual com especialistas
- Conexão com outras organizações culturais
8. Preciso de algum equipamento específico para participar?
Sim. É necessário ter acesso a internet estável, computador, celular, tablet ou notebook com câmera e microfone.
9. O recurso financeiro pode ser utilizado como a organização quiser?
Sim. Cada organização poderá receber até R$ 2.000 de bolsa-auxílio (R$ 1.000 por módulo concluído). O recurso é de uso livre, mas a presença e participação ativa nos módulos são pré-requisitos para o recebimento.
10. Como acompanho novidades e atualizações do Programa?
As comunicações oficiais são enviadas por e-mail. Também é importante acompanhar os canais de contato:
aceleracaocultural@phomenta.com.br
WhatsApp: (11) 97555-1415 (segunda a sexta, das 9h às 18h)
Site oficial.
Dúvidas?
