Layout do blog

Como Foi a Maior Edição do Festival ABCR

Larissa Dutra • jul. 18, 2023

Saiba quais foram os temas abordados e as novas tendências para o mundo da captação de recursos 

O Festival ABCR encerrou sua mais recente edição com mais de 70 palestras realizadas ao longo de dois dias e a participação de mais de 800 pessoas de 25 estados e do Distrito Federal. As masterclasses, que ocorreram nos dias 01 e 02 de julho, contaram com a presença de 230 inscritos. Fernando Nogueira, diretor executivo da ABCR, expressou sua satisfação com a intensa integração e os elogios recebidos em relação ao conteúdo e à interação entre a plateia, os palestrantes e os expositores. Essa edição do Festival ABCR foi considerada a maior de todas.


Um dos destaques dessa edição do Festival ABCR foi o poder da comunicação e das novas tecnologias de Inteligência Artificial.
A comunicação sempre foi uma aliada fundamental na captação de recursos, e aprender a lidar com ela diariamente por meio de estratégias eficazes faz toda a diferença. No primeiro dia, algumas mesas abordaram esse tema, como "A comunicação como aliada na captação: como impulsionar seus resultados?", com Thaís Zschieschang e Natália dos Santos Gonzales, e "Comunicaê – Comunicação para captação fora da caixa", com Pablo Tavares.


No segundo dia do festival, a plenária "Saúde é Vida: Hospital Pequeno Príncipe e suas estratégias de financiamento institucional" marcou o início das atividades. Rodrigo Lowen e Natalia Leon apresentaram a estrutura do Complexo Pequeno Príncipe, destacando que o hospital realiza cerca de 18 mil cirurgias por ano e captou 78 milhões de reais somente em 2022. Metade dessa captação é proveniente de renúncia fiscal, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência. O hospital também possui mais de 100 profissionais dedicados à captação de recursos e um programa de jovens talentos para formar novos captadores.


A utilização de Inteligência Artificial foi uma tendência evidente avaliada durante o festival. Essa tecnologia oferece uma maneira de aprimorar atividades operacionais de gestão, comunicação e desenvolvimento. Um exemplo disso foi abordado pela palestrante Daiane Dultra, que discutiu a importância de equilibrar a captação digital com a conexão pessoal com os doadores. Ela explicou como sua consultoria cria jornadas personalizadas para cada lead, mesmo com a automatização da comunicação. Daiane também compartilhou o
uso do ChatGPT para a geração de conteúdos, como posts para o LinkedIn, e-mails para doadores e apresentações de prospecção.


Além disso, durante o festival, ocorreu o lançamento do livro "Gestão Sistêmica para um Mundo Complexo", de Marina Pechlivanis, sócia-fundadora da Umbigo do Mundo. A obra reúne exercícios práticos, reflexões estratégicas, curiosidades integrativas e entrevistas inspiradoras. Também foram apresentadas diversas palestras sobre temas como saúde mental dos captadores de recursos, fidelização de empresas investidoras, associação à ABCR e a revisão do Código de Ética da organização.


No segundo dia, a Phomenta também esteve presente com a mesa "Nenhum curso vai salvar sua OSC: a cultura da aprendizagem contínua como aliada do desenvolvimento institucional", comandada por Natália dos Santos Gonzales e Daiany França Saldanha. Daiany, líder da Phomenta, ressaltou os diversos desafios que as organizações enfrentam diariamente e enfatizou a importância de selecionar aquilo que realmente pode impulsionar seu desempenho.
As palestrantes destacaram o poder da educação contínua e a necessidade de aprofundar o aprendizado diariamente, enfatizando que nenhum curso resolverá magicamente os problemas das OSCs.


No encerramento do evento, Carol Farias, líder do Dia de Doar, e Erika Sanchez, membro do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação, compartilharam suas perspectivas. Carol falou sobre o pré-lançamento da campanha do Dia de Doar, que busca fortalecer a cultura de doação no país. Já Erika destacou a necessidade de fortalecer a cultura de doação como forma de impulsionar a captação de recursos, além de abordar as disparidades existentes entre as organizações da sociedade civil e as urgências enfrentadas pelas OSCs da periferia.


O Festival ABCR foi um evento repleto de novas tendências, ferramentas e ideias que ajudam o Terceiro Setor a se destacar durante todo o ano. O planejamento para 2024 já começou, mas você pode acompanhar todas as novidades do mundo das ONGs através do
blog da Phomenta.


Compartilhar artigo


Outras postagens

Foto do líder da Organização - Felipe França
Por Mariana Moraes 25 abr., 2024
Comunidade Territórios do Amanhã: Fortalecimento Coletivo e Capacitação de organizações
Um grupo de pessoas reunindo-se em volta da mesa, alusivo às reuniões de voluntariado corporativo
Por Instituto Phomenta 09 abr., 2024
Explore como o voluntariado corporativo beneficia empresas e comunidades através de inovação e impacto social. Veja dicas para programas eficazes.
Por Instituto Phomenta 19 mar., 2024
O coletivo participou do programa Futuro Bem Maior, realizado pelo Movimento Bem Maior, Phomenta e Instituto Phi, voltado para o fortalecimento de iniciativas com impacto comunitário
Por Instituto Phomenta 21 fev., 2024
O programa propõe desenvolver lideranças e estreitar parcerias entre organizações do Terceiro Setor que atuam na proteção de meninas e meninos brasileiros
Por Instituto Phomenta 15 dez., 2023
“Participar deste programa tem sido de suma importância tanto para o conhecimento mais aprofundado da instituição, de gestão, como também, e principalmente, de mim mesma como gestora. Posso dizer com toda certeza que cresci muito nesses meses e continuarei a crescer, pois muitas sementes foram plantadas. E tenho essas sementes também em mãos para plantar em outras pessoas da instituição.”
Share by: