Curso gratuito de Gestão Ágil para ONGs está com as inscrições abertas

Larissa Dutra • 26 de junho de 2023

Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) recebe inscrições até 21/07/2023; primeira etapa será um curso e Gestão Ágil pelo WhatsApp, com chatbot interativo.

Inscrever-se

O Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) está com inscrições abertas até 21/07/2023 para ONGs de todo o país interessadas em aprimorar suas técnicas de gestão e captação de recursos. Esta iniciativa é realizada pelo Instituto Bancorbrás, Instituto Sabin, Instituto BRB, Instituto Mais Brasal e Instituto Sicoob, em parceria com a Phomenta.


Assim como na edição de 2022, a primeira fase do programa será conduzida inteiramente pelo WhatsApp, tornando o acesso ao conteúdo mais fácil. O curso de Gestão Ágil via WhatsApp é gratuito e aberto a todos os interessados. Com base no engajamento das organizações, serão selecionadas 40 delas para prosseguirem com 2 módulos de capacitação.


Os módulos abordarão os seguintes temas: Captação de Recursos & Sustentabilidade Financeira, e Gestão de Pessoas & Voluntariado Estratégico. Essa iniciativa combina conceitos teóricos e exercícios práticos para maximizar o aprendizado das ONGs. Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 124 organizações em todo o país, resultando em um impacto direto de arrecadação de mais de R$ 3,8 milhões.


Interatividade


Para tornar o curso mais dinâmico e envolvente no WhatsApp, os participantes responderão questionários, realizarão atividades práticas e terão acesso a recomendações de vídeos, textos e outros materiais complementares. Um chatbot interativo exclusivo foi criado para o programa, com o objetivo de oferecer autonomia aos alunos, otimizar o tempo e ampliar o alcance do projeto. O uso dessa ferramenta familiar, que consome poucos dados, permite que pessoas de diferentes organizações de todo o Brasil possam participar da capacitação. Além do chatbot, também haverá sessões para esclarecer dúvidas dos participantes.


Participantes terão acesso a edital exclusivo para capacitação online e ao vivo


As organizações que demonstrarem maior engajamento na capacitação via WhatsApp terão a oportunidade de participar de um edital exclusivo que selecionará 40 delas para uma capacitação online e ao vivo em Captação de Recursos & Sustentabilidade Financeira, e Gestão de Pessoas & Voluntariado Estratégico. Essa etapa será conduzida por uma equipe de especialistas da Phomenta, especializados em formação para empreendedores sociais. Além do engajamento, as organizações também precisam cumprir alguns pré-requisitos para ingressar na segunda etapa de capacitação. Esses pré-requisitos incluem ter pelo menos um ano de CNPJ, contar com pelo menos uma pessoa contratada em tempo integral pela instituição e ter uma diretoria com mandato vigente de no mínimo seis meses após o término do programa.


A capacitação terá a duração de um mês e irá aprofundar o conteúdo do curso de Gestão Ágil, por meio de encontros online e ao vivo, além de também tocar nas questões mais importantes da gestão de organizações no dia a dia. A dinamicidade e interatividade do programa permitirão que as organizações compartilhem suas experiências com a mediação de profissionais da Phomenta e recebam orientações sobre o uso de ferramentas práticas. Nessa fase, as ONGs contarão com o  acompanhamento de agentes para maximizar seu desenvolvimento.


Parcerias Estratégicas no Programa de Aceleração de ONGs Impulsionam a Colaboração no Terceiro Setor


A colaboração entre institutos e organizações no Terceiro Setor desempenha um papel fundamental no Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS), impulsionando a formação de redes e parcerias para promover mudanças significativas no status quo das instituições em um curto período de tempo. Nesse contexto, a filantropia colaborativa assume um papel de destaque, reunindo cinco institutos que trabalham em conjunto para fortalecer o Terceiro Setor através do PAIS.


Essa abordagem inovadora representa uma mudança de visão, em que todos os envolvidos abraçam a ideia de colaboração e trazem seu conhecimento único, contribuindo de maneira significativa. As organizações participantes têm a oportunidade de se aproximar de renomados institutos brasileiros, estabelecendo parcerias, desenvolvendo novos projetos e proporcionando uma maior visibilidade ao trabalho das ONGs. O ambiente criado é propício para a troca de experiências e diálogo aberto.


Essa filantropia colaborativa demonstra sua relevância ao impulsionar ações conjuntas e estratégicas, fortalecendo a gestão e a transparência das organizações participantes. Um exemplo concreto dessa colaboração bem-sucedida foi a campanha de Matchfunding do PAIS que aconteceu em 2023 pela plataforma Benfeitoria. 


Três organizações selecionadas no programa de 2022,
RECICLART, MULHERES EM FOCO, VEM SERTÃO, PRODUZIR abriram campanhas para arrecadação de recursos que foram duplicados pelos institutos realizadores do PAIS. 


Em suma, a filantropia colaborativa no âmbito do Programa de Aceleração de ONGs fortalece a gestão e a transparência, impulsionando o Terceiro Setor por meio de parcerias estratégicas entre institutos renomados e organizações engajadas. Essa abordagem inovadora proporciona um espaço aberto para trocas de experiências e conversas produtivas, alimentando a colaboração e promovendo mudanças significativas nas instituições participantes.



Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS)

Inscrições até 21/07/2023 pelo site www.pais.com.br
Vagas limitadas



Publicações recentes

Por Mariana Moraes 1 de julho de 2025
O Instituto Bancorbrás, em parceria com a Phomenta, criou a Jornada de Inovação Bancorbrás Social — uma iniciativa gratuita que apoiou organizações sociais de diferentes regiões do Brasil a desenvolverem ideias de turismo sustentável e comunitário.
Por Instituto Phomenta 17 de junho de 2025
Em 2015, a Phomenta nasceu com um propósito: ser a ponte entre quem transforma e quem quer transformar. Criada em um apartamento em Campinas, a iniciativa cresceu e hoje fortalece organizações da sociedade civil em todo o Brasil, unindo gestão, inovação e um impacto social que reverbera. Após dez anos de dedicação, agora a iniciativa dá um passo importante - tornar-se um Instituto. Essa transição vai muito além de uma simples mudança de nome; é um reposicionamento que reflete a urgência de aprofundar ainda mais o nosso trabalho. No Brasil, a desigualdade ainda estrutura muitas realidades. Milhares de iniciativas sociais atuam diariamente em territórios vulneráveis, frequentemente com recursos limitados e pouca visibilidade. O investimento social privado, embora essencial, ainda busca caminhos para chegar com mais estratégia e consistência. Diante desse cenário, ser apenas uma ponte já não é suficiente. A estrutura de Instituto amplia e qualifica os esforços que já realizamos. Fortalece a produção de dados e pesquisas sobre o Terceiro Setor — um campo que ainda carece de informação acessível e estratégica —, viabiliza eventos que aproximam os diversos atores sociais e facilita a mobilização de investimentos para quem está na linha de frente. Com essa nova fase, também assumimos o compromisso de promover a descentralização de recursos e oportunidades, ampliando o alcance das nossas ações para que cheguem, com mais consistência, às periferias urbanas e aos interiores do Brasil, onde muitas iniciativas seguem atuando com pouco apoio e enorme potência transformadora.
Por Mariana Moraes 25 de março de 2025
Imagine ter um time de profissionais dedicados a resolver desafios da sua organização social em poucos dias. Essa é a proposta da Maratona de Aceleração Social, promovida pela Johnson & Johnson em parceria com a Phomenta.
Ver mais publicações

Fale com a Phomenta