Dia de doar - Doe para uma ONG Certificada Phomenta!

Instituto Phomenta • 1 de dezembro de 2020

Dia de Doar: a data que reúne o Brasil para tornar o país mais generoso e solidário. Presente em mais de 70 países, o movimento ganhou força por conta da pandemia e ajuda a transformar a doação em um hábito de todos. 

Mobilizar o Brasil para conquistarmos um país mais generoso e solidário e promover a doação em todo o mundo. Neste ano, a mobilização  dos brasileiros começou em março, quando a sociedade percebeu que era hora de doar, em um momento de crise inédita: a pandemia do novo coronavírus.


Por isso, o Dia de Doar 2020, que acontece no dia 01 de dezembro, chega com um apelo mais forte, uma conscientização maior e mais de 6 bilhões de reais doados por toda a sociedade, de pessoas físicas aos grandes bancos, de acordo com o Monitor das Doações. Em maio, foi realizado o Dia de Doar Agora, uma edição extraordinária em função da urgência trazida pela Covid. No dia 5 de maio, foram 2 milhões e 300 mil reais doados online por pelo menos 3.200 doadores. Além disso, a mobilização alcançou pelo menos 14 milhões de pessoas online.


“Essa situação extrema que vivemos escancarou de um lado as desigualdades e de outro a generosidade. Nos vimos sensibilizados pelo mesmo risco e mostramos ao mundo que o brasileiro é um povo que gosta de doar”, explica o diretor executivo da ABCR, responsável pelo Dia de Doar, João Paulo Vergueiro.

Neste ano, mais uma vez, esse grande movimento deve crescer mais e vai tomar conta de várias comunidades, cidades e estados, milhares de organizações e pessoas se prepararam para receber doações e milhões de brasileiros poderão demonstrar, mais uma vez, seu apoio para os mais vulneráveis. 

Em dezembro do ano passado, o Dia de Doar estimulou R$ 2,3 milhões em doações em um único dia, impactando  42 milhões de pessoas nas mídias sociais com a #diadedoar. Foram mais de 100 histórias de doações compartilhadas na plataforma Minha História de Doação.

Já é fato que 90% das pessoas que souberam da campanha em edições anteriores fizeram algum tipo de ação ou doação. Dentro desse cenário, que une uma série de necessidades da população com a maior conscientização e cidadania, o Dia de Doar deve crescer pelo menos 25% em relação ao ano passado. 


Sobre o Dia de Doar 



Desde 2013 o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, em 2012, criado pela organização nova-iorquina 92Y. Atualmente a campanha é mundial e conta com a participação oficial de mais de 70 países. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data lá fora, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) e seguindo as datas comerciais já famosas como Black Friday e Cyber Monday.

O Dia de Doar é realizado pela pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos - ABCR, com apoio do Movimento por uma Cultura de Doação e em parceria com a Umbigo do Mundo, Fundação Jose Luiz Egydio Setúbal, Instituto Mol e Movimento Bem Maior. A ABCR é a representante oficial da data no Brasil junto ao movimento global do #GivingTuesday.


Mais informações em:  https://www.diadedoar.org.br/


Apoie uma ONG Certificada pela Phomenta, clique aqui e doe para uma organização que possui boas práticas de transparência e gestão.



Publicações recentes

Por Mariana Moraes 1 de julho de 2025
O Instituto Bancorbrás, em parceria com a Phomenta, criou a Jornada de Inovação Bancorbrás Social — uma iniciativa gratuita que apoiou organizações sociais de diferentes regiões do Brasil a desenvolverem ideias de turismo sustentável e comunitário.
Por Instituto Phomenta 17 de junho de 2025
Em 2015, a Phomenta nasceu com um propósito: ser a ponte entre quem transforma e quem quer transformar. Criada em um apartamento em Campinas, a iniciativa cresceu e hoje fortalece organizações da sociedade civil em todo o Brasil, unindo gestão, inovação e um impacto social que reverbera. Após dez anos de dedicação, agora a iniciativa dá um passo importante - tornar-se um Instituto. Essa transição vai muito além de uma simples mudança de nome; é um reposicionamento que reflete a urgência de aprofundar ainda mais o nosso trabalho. No Brasil, a desigualdade ainda estrutura muitas realidades. Milhares de iniciativas sociais atuam diariamente em territórios vulneráveis, frequentemente com recursos limitados e pouca visibilidade. O investimento social privado, embora essencial, ainda busca caminhos para chegar com mais estratégia e consistência. Diante desse cenário, ser apenas uma ponte já não é suficiente. A estrutura de Instituto amplia e qualifica os esforços que já realizamos. Fortalece a produção de dados e pesquisas sobre o Terceiro Setor — um campo que ainda carece de informação acessível e estratégica —, viabiliza eventos que aproximam os diversos atores sociais e facilita a mobilização de investimentos para quem está na linha de frente. Com essa nova fase, também assumimos o compromisso de promover a descentralização de recursos e oportunidades, ampliando o alcance das nossas ações para que cheguem, com mais consistência, às periferias urbanas e aos interiores do Brasil, onde muitas iniciativas seguem atuando com pouco apoio e enorme potência transformadora.
Por Mariana Moraes 25 de março de 2025
Imagine ter um time de profissionais dedicados a resolver desafios da sua organização social em poucos dias. Essa é a proposta da Maratona de Aceleração Social, promovida pela Johnson & Johnson em parceria com a Phomenta.
Ver mais publicações

Fale com a Phomenta