O que acontece quando voluntários de grandes empresas se tornam consultores de impacto de ONGs?

Instituto Phomenta • 17 de dezembro de 2020

Consultores de impacto, como chamamos os voluntários das empresa, dedicaram mais de 6400 horas em 2020 para apoiar 56 ONGs.

Em 2020, 340 voluntários dedicaram mais de 6400 horas para apoiar 56 Organizações da Sociedade Civil ou ONGs de 4 países diferentes. A Aceleração Social Corporativa da Phomenta conecta colaboradores de empresas (voluntários) e gestores de ONGs para trabalharem juntos em desafios de gestão, usando ferramentas de inovação enquanto desenvolvem diversas habilidades.


Durante a pandemia, a nossa jornada de inovação social, que era presencial e acontecia durante 1 dia e meio, ganhou um novo formato online. Os encontros se tornaram semanais e durante um período de 6 semanas, voluntários, gestores das ONGs e a equipe da Phomenta apoiaram as organizações em desafios de comunicação, análise de dados, produtos, captação de recursos, definição de processo, recursos humanos e compras. 


Como é o caso da ONG Américas Amigas, organização que atua nacionalmente combatendo o câncer de mama, que tinha o desafio de gerir a informação gerada por seus programas de uma maneira fácil e acessível. Antes da Aceleração Social Corporativa, os dados se organizavam em diferentes planilhas, dificultando a análise das informações e um controle eficaz do impacto da organização. Além disso, a falta de uma gestão inteligente desses dados impossibilitava que a equipe se dedicasse a áreas mais estratégicas, como o desenvolvimento de estratégias para capturar novas parcerias, por exemplo. A equipe de voluntárias e voluntários desenvolveu uma série de entregas para as gestoras das Américas Amigas: a principal, um dashboard dinâmico que permite que todos os dados estejam num mesmo lugar, facilitando a gestão, a transparência e a economia dos recursos. Além disso, a equipe treinou as colaboradoras para que saibam utilizar o dashboard. A organização nos contou que essa inovação de processo é um ponto de virada na sua história! 


O que faltou em calor humano sobrou em comprometimento e engajamento, pois geramos impacto na vida de mais de 1 milhão de pessoas que se beneficiam diretamente da maior eficiência e efetividade das organizações participantes. 


Quer sabe
r mais sobre a Aceleração Social Corporativa? 

Acesse: https://www.phomenta.com.br/para-empresas



Publicações recentes

Por Mariana Moraes 1 de julho de 2025
O Instituto Bancorbrás, em parceria com a Phomenta, criou a Jornada de Inovação Bancorbrás Social — uma iniciativa gratuita que apoiou organizações sociais de diferentes regiões do Brasil a desenvolverem ideias de turismo sustentável e comunitário.
Por Instituto Phomenta 17 de junho de 2025
Em 2015, a Phomenta nasceu com um propósito: ser a ponte entre quem transforma e quem quer transformar. Criada em um apartamento em Campinas, a iniciativa cresceu e hoje fortalece organizações da sociedade civil em todo o Brasil, unindo gestão, inovação e um impacto social que reverbera. Após dez anos de dedicação, agora a iniciativa dá um passo importante - tornar-se um Instituto. Essa transição vai muito além de uma simples mudança de nome; é um reposicionamento que reflete a urgência de aprofundar ainda mais o nosso trabalho. No Brasil, a desigualdade ainda estrutura muitas realidades. Milhares de iniciativas sociais atuam diariamente em territórios vulneráveis, frequentemente com recursos limitados e pouca visibilidade. O investimento social privado, embora essencial, ainda busca caminhos para chegar com mais estratégia e consistência. Diante desse cenário, ser apenas uma ponte já não é suficiente. A estrutura de Instituto amplia e qualifica os esforços que já realizamos. Fortalece a produção de dados e pesquisas sobre o Terceiro Setor — um campo que ainda carece de informação acessível e estratégica —, viabiliza eventos que aproximam os diversos atores sociais e facilita a mobilização de investimentos para quem está na linha de frente. Com essa nova fase, também assumimos o compromisso de promover a descentralização de recursos e oportunidades, ampliando o alcance das nossas ações para que cheguem, com mais consistência, às periferias urbanas e aos interiores do Brasil, onde muitas iniciativas seguem atuando com pouco apoio e enorme potência transformadora.
Por Mariana Moraes 25 de março de 2025
Imagine ter um time de profissionais dedicados a resolver desafios da sua organização social em poucos dias. Essa é a proposta da Maratona de Aceleração Social, promovida pela Johnson & Johnson em parceria com a Phomenta.
Ver mais publicações

Fale com a Phomenta