O papel das brincadeiras no desenvolvimento
É inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Ela está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: 1. conviver, 2. brincar, 3. participar, 4. explorar, 5. expressar e 6. conhecer-se.
A partir dos seis direitos, a BNCC estabeleceu também os campos de experiência, fundamentais para que a criança possa aprender e se desenvolver:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
A brincadeira é, portanto, uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento, o contato com os campos de experiência, tornam aqueles que participam da dinâmica protagonistas de seu desenvolvimento. E, é por isso que aqui na Phomenta, implementamos algumas dinâmicas para a facilitação de grupos.
Facilitação de grupos
Na Phomenta, valorizamos a facilitação de grupos como uma ferramenta poderosa para promover o aprendizado colaborativo. Facilitar um grupo é mais do que apenas organizar atividades; é criar um ambiente onde todos se sintam seguros e encorajados a participar. E, com isso, dinâmicas que envolvem brincadeiras possuem um papel fundamental.
Dicas para facilitação de grupos
- Crie um ambiente acolhedor: comece com uma introdução amigável e explique o propósito da atividade.
- Estabeleça regras simples: regras claras ajudam a manter o foco e a participação de todos.
- Use perguntas abertas: estimule a reflexão e a discussão com perguntas que não tenham respostas certas ou erradas.
A partir da exploração desses dessas dicas,
os integrantes do grupo estimulam a sua imaginação através das brincadeiras.
Ideias de atividades quebra-gelo
As atividades quebra-gelo são importantes para iniciar uma sessão de facilitação. Elas ajudam a descontrair o grupo e a criar conexões entre os participantes. Veja abaixo as ideias:
- Apresentação criativa: peça aos participantes que se apresentem usando um objeto pessoal que tenha significado para eles.
- Mapa de conexões: crie um mapa onde cada pessoa indica uma conexão que tem com outra pessoa do grupo, pode ser um interesse comum ou uma experiência compartilhada.
- História coletiva: inicie uma história e peça para que cada participante adicione uma frase, construindo uma narrativa coletiva.
As brincadeiras e atividades em grupo não são apenas divertidas, mas também essenciais para o desenvolvimento integral das crianças e adultos. Na Phomenta, acreditamos que a facilitação eficaz e as atividades interativas são fundamentais para promover um aprendizado significativo e colaborativo.
Este artigo foi redigido por SPES Infantil – Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo e atualizado pela equipe Phomenta em 22/05/24.
Publicações recentes
