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Por que empresas devem fomentar programas de voluntariado corporativo?

Clarissa Pires | Flávia D’Angelo | Sabrina Vida • ago. 09, 2021

Fomentar programas de voluntariado corporativo é uma ação que gera resultados para além da ONG atendida, é uma ferramenta poderosa para as empresas.

Ao pensar em voluntariado, é comum refletirmos sobre os benefícios para as ONGs que estão recebendo essa ajuda e sobre os ganhos pessoais para o próprio voluntário, que exerce cidadania, pratica solidariedade e contribui com a sociedade. Nesta troca entre ONG e voluntários, as duas partes saem ganhando. As empresas que oferecem programas de voluntariado empresarial ou corporativo para seus colaboradores se somam a esta relação de benefícios mútuos e passam a ter em mãos uma ferramenta poderosa. Vamos entender aqui o porquê. 


Cada vez mais demandadas para se envolver genuinamente em soluções de problemas socioambientais, as empresas estão alinhando suas ações e metas de responsabilidade social com a estratégia de negócio. O voluntariado permite que os colaboradores, além de apoiar no cumprimento dessas metas, também sejam educados sobre os objetivos socioambientais da empresa, reforçando a cultura organizacional, os valores e as causas que a empresa está priorizando. O trabalho em conjunto entre ONGs e colaboradores é uma forma de tangibilizar a estratégia e gerar impacto real nas comunidades onde a empresa está inserida. 


O voluntariado corporativo para as empresas também oferece diversos benefícios para a área de Recursos Humanos, tanto no nível organizacional como no individual de cada colaborador. Em termos organizacionais, o voluntariado propicia a melhora do clima interno ao permitir conexões entre colaboradores de áreas distintas em uma atividade que difere da rotina de trabalho. Além disso, em um momento em que diversidade se tornou essencial para as empresas, ter um ambiente acolhedor e com boas relações entre os colegas pode auxiliar na inclusão de grupos minoritários. 


Com relação ao colaborador individualmente, o voluntariado empresarial é uma forma de desenvolver habilidades e competências. Fazer trabalho voluntário é colocar-se em uma realidade diferente. Faz-se necessário entendê-la sem julgamento, adaptar-se a este novo contexto e chegar em acordos com a ONG e os colegas de trabalho. Ou seja, é preciso exercer empatia, flexibilidade, negociação e trabalho em equipe. O desenvolvimento de soft skills – e, também, de hard skills – é potencializado com o voluntariado de habilidades, modalidade em que colaboradores colocam a serviço da ONG seus conhecimentos e habilidades profissionais. Além disso, ações de voluntariado impactam na satisfação e motivação dos colaboradores:


dos participantes dos programas de voluntariado corporativo realizados pela Phomenta, 86%¹ relataram estarem mais satisfeitos e motivados com seus empregadores. 


A preocupação com sustentabilidade e impacto social já define as escolhas da população. De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen², 67% dos respondentes preferem trabalhar em uma empresa socialmente responsável e 55% deles estariam dispostos a pagar mais por serviços ou produtos de empresas comprometidas com impacto socioambiental. Neste quesito, o voluntariado corporativo auxilia no fortalecimento da marca empregadora e, também, na imagem da empresa perante seus consumidores, pois oferece credibilidade ao discurso socioambiental empresarial ao concretizar estratégias em ações. 


Fomentar programas de voluntariado corporativo é uma ação que gera resultados para além da ONG atendida. É uma iniciativa oportuna e assertiva tanto para as empresas e ONGs, como para a sociedade. A empresa que implementa e incentiva a cultura do voluntariado corporativo ganha com importantes stakeholders: seus colaboradores, seus clientes e a comunidade onde atua.




Palavras chaves:  voluntariado corporativo nas empresas, por que voluntariado corporativo em empresas, fomentar voluntariado corporativo, voluntariado corporativo, voluntariado empresarial, cultura organizacional.


  1. O total da amostra é de 331 pessoas. 
  2. https://www.nielsen.com/wp-content/uploads/sites/3/2019/04/Nielsen-Global-Corporate-Social-Responsibility-Report-June-2014.pdf



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