Como investir na motivação dos colaboradores por meio de programas de voluntariado corporativo pode aumentar os resultados da sua empresa?

Clarissa Pires I Juliana Rocha • 21 de junho de 2022

            Você já ouviu falar sobre voluntariado corporativo? Se você atua no setor de responsabilidade social ou em áreas correspondentes, pode ser que já tenha escutado sobre o tema ou até que já tenha realizado algum programa dentro da sua empresa. Porém, o voluntariado corporativo não deveria ficar restrito a estas áreas. O fortalecimento da agenda ESG no país, os desafios impostos pela pandemia e a mudança no perfil dos colaboradores exigem que as empresas respondam rápido às novas demandas que estão surgindo. Com isso, o voluntariado corporativo torna-se um aliado estratégico para empresas de diversos segmentos.

 

           A relação entre colaborador e empregador já vinha sofrendo mudanças nos últimos anos, motivada principalmente pela entrada dos millennials no mercado de trabalho. Em 2019, segundo pesquisa do Itaú BBA¹, eles já representavam 50% da força de trabalho no Brasil. A geração do propósito, que deseja contribuir com causas socioambientais e busca equilíbrio entre vida pessoal e profissional, exigiu que as empresas se adaptassem e repensassem suas estratégias de atração e retenção de talentos.


           Se a demanda sobre os empregadores já era alta, a pandemia do coronavírus e o trabalho remoto proporcionaram uma maior complexidade e novos desafios para as empresas e, em específico, para a área de Recursos Humanos. Entender as necessidades dos colaboradores e propor formas de atendê-las é crucial para a manutenção de seu engajamento. Ter uma equipe engajada e motivada não só diminui taxas de turnover, como também impacta diretamente nos resultados do negócio. Em uma pesquisa feita pela Gallup², empresas com equipes engajadas apresentaram 10% a mais de lealdade do cliente, 18% a mais de produtividade na área de vendas e 23% a mais de rentabilidade quando comparada com empresas com baixo engajamento.


           Proporcionar a experiência do voluntariado corporativo pode ser uma forma de aumentar o engajamento e motivação dos colaboradores. Saúde mental, oportunidades de desenvolvimento e times colaborativos são alguns dos fatores importantes para as novas gerações e que influenciam diretamente no seu desempenho e motivação. Com o voluntariado, colaboradores têm a oportunidade de dedicar algumas horas de trabalho para uma atividade diferente e de estar em contato com uma causa socioambiental e em conexão com outras pessoas, o que gera satisfação e bem estar. Segundo pesquisa do International Association for Volunteer Effort (IAVE) e da Fundação Telefônica Espanha³, 75% dos entrevistados disseram que participar de ações de voluntariado reduz o estresse, e 76% deles sentem benefícios físicos e emocionais com o voluntariado.


           Além disso, algumas habilidades que são consideradas importantes para os negócios e exigidas dos colaboradores – como empatia, resolução de problemas, criatividade e inovação – podem ser trabalhadas dentro das ações de voluntariado para que estas também sejam um programa de desenvolvimento profissional. Em pesquisa realizada pela Phomenta com 110 líderes diretos dos voluntários participantes dos nossos programas, 96% respondeu que acredita que o voluntariado é uma oportunidade de desenvolvimento para os colaboradores da empresa. Entre os voluntários participantes dos nossos programas em 2021 (4)[1] , 85% disse que acredita que se desenvolveu como pessoa e profissional, e 73% acredita ser possível aplicar os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia profissional. 


           O voluntariado também conecta pessoas e apoia a empresa na criação de uma cultura de maior colaboração. Em ações de voluntariado, colaboradores interagem com colegas de áreas e níveis hierárquicos diferentes para juntos atuarem em prol de um objetivo comum: apoiar ONGs e comunidades e gerar impacto socioambiental. E os próprios voluntários reconhecem estes ganhos: 78% dos colaboradores que participaram dos programas da Phomenta afirmaram que foi uma boa oportunidade para aumentar networking e integração, e 80% deles saíram do programa trabalhando de forma mais colaborativa. 


 Tornar o voluntariado uma agenda transversal na empresa, que vai além da responsabilidade social, potencializa seus benefícios. Investir no engajamento e motivação dos colaboradores não é mais apenas uma escolha para as empresas, mas um elemento essencial para garantir a manutenção das equipes e também melhores resultados do negócio. O voluntariado, além de gerar impacto social e levar propósito para o dia-a-dia profissional, é capaz de oferecer aos colaboradores o que eles têm considerado indispensável na sua relação com os empregadores.

 

Tem interesse em implementar iniciativas de voluntariado corporativo na sua empresa? Entre em contato com a Phomenta.


Referências

  1. http://www.itaubbaresearch.com/User/ReadEmailLink/?guid=d1763af8-0273-4e46-861f-5d7e86274173&cid=003460000101tZ7AAI
  2. https://www.gallup.com/workplace/285674/improve-employee-engagement-workplace.aspx
  3. https://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/voluntariado-corporativo-engaja-motiva-e-une-colaboradores/
  4. Amostra: 270 voluntários

Publicações recentes

Por Mariana Moraes 1 de julho de 2025
O Instituto Bancorbrás, em parceria com a Phomenta, criou a Jornada de Inovação Bancorbrás Social — uma iniciativa gratuita que apoiou organizações sociais de diferentes regiões do Brasil a desenvolverem ideias de turismo sustentável e comunitário.
Por Instituto Phomenta 17 de junho de 2025
Em 2015, a Phomenta nasceu com um propósito: ser a ponte entre quem transforma e quem quer transformar. Criada em um apartamento em Campinas, a iniciativa cresceu e hoje fortalece organizações da sociedade civil em todo o Brasil, unindo gestão, inovação e um impacto social que reverbera. Após dez anos de dedicação, agora a iniciativa dá um passo importante - tornar-se um Instituto. Essa transição vai muito além de uma simples mudança de nome; é um reposicionamento que reflete a urgência de aprofundar ainda mais o nosso trabalho. No Brasil, a desigualdade ainda estrutura muitas realidades. Milhares de iniciativas sociais atuam diariamente em territórios vulneráveis, frequentemente com recursos limitados e pouca visibilidade. O investimento social privado, embora essencial, ainda busca caminhos para chegar com mais estratégia e consistência. Diante desse cenário, ser apenas uma ponte já não é suficiente. A estrutura de Instituto amplia e qualifica os esforços que já realizamos. Fortalece a produção de dados e pesquisas sobre o Terceiro Setor — um campo que ainda carece de informação acessível e estratégica —, viabiliza eventos que aproximam os diversos atores sociais e facilita a mobilização de investimentos para quem está na linha de frente. Com essa nova fase, também assumimos o compromisso de promover a descentralização de recursos e oportunidades, ampliando o alcance das nossas ações para que cheguem, com mais consistência, às periferias urbanas e aos interiores do Brasil, onde muitas iniciativas seguem atuando com pouco apoio e enorme potência transformadora.
Por Mariana Moraes 25 de março de 2025
Imagine ter um time de profissionais dedicados a resolver desafios da sua organização social em poucos dias. Essa é a proposta da Maratona de Aceleração Social, promovida pela Johnson & Johnson em parceria com a Phomenta.
Ver mais publicações

Fale com a Phomenta