Layout do blog

Maratonas de Aceleração Social Johnson & Johnson 2022 exploram modelo híbrido com retorno ao presencial, no pós-pandemia

Instituto Phomenta • dez. 14, 2022

O ano de 2022 representa, ao redor do mundo, o regresso às atividades presenciais devido às reduções dos danos relacionados à pandemia do Covid-19. Com boa parte da população vacinada e os riscos de contágio e complicações de saúde cada vez menores, as pessoas se sentem mais seguras para saírem às ruas e voltar a ocupar espaços que antes eram completamente normais, como restaurantes e escritórios. A presencialidade voltou a ser possível e veio com bastante saudade acumulada destes mais de dois anos de isolamento social.


Foi neste cenário de retorno à convivência social que ocorreu a edição 2022 das Maratonas de Aceleração Social Johnson & Johnson na América Latina. Foram realizados 4 programas, todos seguindo a modalidade híbrida: Brasil, LAS (América Latina Sul), Colômbia e México. Estes programas têm como principal objetivo aproximar o mundo corporativo das organizações sociais, por meio de experiências de voluntariado e impacto social. Ao longo do programa, colaboradores da J&J se convertem em consultores voluntários que trabalham em grupo para resolver desafios de gestão enfrentados por ONGs. Cada programa durou, em média, 8 semanas e contou com colaboradores de diversas áreas e cargos dentro da companhia.


Em cada edição, foi oferecida a possibilidade de participar de forma híbrida a todos os voluntários que residem nas cidades onde a J&J possui operação (planta ou escritório). Estes voluntários puderam fazer uma visita à ONG que apoiaram e também participaram de uma dinâmica de ideação presencial no escritório da J&J. Por outro lado, com objetivo de envolver também voluntários e organizações de outras cidades na região, foram mantidos grupos 100% online do programa. Dessa forma, conseguimos unir o melhor dos dois mundos para oferecer um programa completo e com alto potencial de impacto, capaz de gerar uma maior conexão entre os voluntários e ONGs, com o modelo híbrido; e atingir comunidades distantes das capitais e cidades “principais”, no formato online.


Chegando ao final de 2022, podemos celebrar os resultados deste programa, no qual participaram 330 colaboradores como voluntários, que prestaram seu apoio a 49 organizações sociais da América Latina. Estas organizações atuam em causas de saúde, diversidade e primeira infância, gerando impacto significativo nas comunidades onde estão inseridas. Foram desenvolvidas soluções para desafios em áreas estratégicas diversas, como eficiência organizacional, gestão de dados, comunicação e captação de recursos. Ao passar pelo programa, os gestores que representam essas ONGs entram em contato com metodologias de resolução de problemas e novas ferramentas, além de ampliarem seu networking. Os voluntários que doam suas horas para apoiar estas ONGs desenvolvem habilidades de gestão e softkills, por meio de uma experiência dinâmica e prática de inovação. Todos saem ganhando!


Alguns colaboradores da J&J se engajaram muito no projeto, inclusive a ponto de seguirem como voluntários das organizações uma vez finalizado o programa. Este foi o caso do grupo que apoiou a Fundación REI para la Rehabilitación, ONG de Cartagena (Colômbia) que trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência. O principal desafio de gestão apresentado pela fundação estava relacionado à captação de novos voluntários. Os membros do time J&J, além de estruturarem um programa de voluntariado robusto para a ONG, aceitaram a oportunidade de trabalho voluntário proposta pela organização no último encontro do programa. Agora, os colaboradores e a ONG têm um vínculo que excede a nossa própria iniciativa. Este é um exemplo que ilustra como a Maratona de Aceleração Social Johnson & Johnson impacta a realidade das organizações e dos próprios voluntários.


O ano já está acabando e já podemos olhar para trás e nos emocionar com quantas conexões foram criadas, organizações foram fortalecidas e voluntários foram tocados pela experiência! O cenário para 2023 ainda é incerto, mas uma coisa podemos dizer: o formato híbrido veio para ficar e, havendo possibilidade, voltaremos a explorá-lo no ano que segue.




Compartilhar artigo


Outras postagens

Foto do líder da Organização - Felipe França
Por Mariana Moraes 25 abr., 2024
Comunidade Territórios do Amanhã: Fortalecimento Coletivo e Capacitação de organizações
Um grupo de pessoas reunindo-se em volta da mesa, alusivo às reuniões de voluntariado corporativo
Por Instituto Phomenta 09 abr., 2024
Explore como o voluntariado corporativo beneficia empresas e comunidades através de inovação e impacto social. Veja dicas para programas eficazes.
Por Instituto Phomenta 19 mar., 2024
O coletivo participou do programa Futuro Bem Maior, realizado pelo Movimento Bem Maior, Phomenta e Instituto Phi, voltado para o fortalecimento de iniciativas com impacto comunitário
Por Instituto Phomenta 21 fev., 2024
O programa propõe desenvolver lideranças e estreitar parcerias entre organizações do Terceiro Setor que atuam na proteção de meninas e meninos brasileiros
Por Instituto Phomenta 15 dez., 2023
“Participar deste programa tem sido de suma importância tanto para o conhecimento mais aprofundado da instituição, de gestão, como também, e principalmente, de mim mesma como gestora. Posso dizer com toda certeza que cresci muito nesses meses e continuarei a crescer, pois muitas sementes foram plantadas. E tenho essas sementes também em mãos para plantar em outras pessoas da instituição.”
Share by: