Layout do blog

Como uma empresa pode melhorar a comunicação de uma ONG: conheça o voluntariado da Agência Digi

Ana Beatriz Pintar | Rodrigo Pimenta | Flávia D’Angelo | Sabrina Vida • set. 13, 2021

Sim, é possível usar a comunicação para o impacto social! Quer saber como?

Neste artigo, apresentamos como a experiência de voluntariado corporativo da Agência Digi contribuiu positivamente para a melhoria da comunicação da ONG Casa Restaura-me com os seus beneficiários, facilitando o dia a dia do atendimento de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.

Em parceria com a Phomenta, a Agência Digi realizou sua Maratona Social, uma ação de voluntariado corporativo totalmente online, que teve o objetivo de apoiar uma organização social no enfrentamento de um desafio de comunicação. 


Com um vasto portfólio em comunicação para grandes marcas, como
Mitsubishi, Del Valle e Royal Canin, com muitas premiações e com uma excelente expertise no assunto, a Agência Digi aceitou enfrentar o desafio de melhorar a comunicação com um público diferente daqueles com o qual seus colaboradores estavam acostumados: pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.


O desafio eleito pela Agência Digi foi proposto pela Casa Restaura-me (iniciativa da Aliança de Misericórdia), uma importante referência no apoio, atendimento e convivência de pessoas em situação de rua. A organização atualmente atende cerca de 500 pessoas por dia, a quem oferece alimentação, higiene pessoal, cursos profissionalizantes, grupos socioeducativos, entre outras atividades. 


A Casa Restaura-me compartilhou com a equipe de voluntários sua necessidade de melhorar a comunicação com seu público beneficiário. Os gestores da organização gostariam de oferecer às pessoas que já frequentam a Casa mais informações e orientações sobre os projetos da ONG, como o Programa Águia, que ensina educação financeira às pessoas em situação de rua, mas que é pouco divulgado e conhecido pelos beneficiários. Entre as dificuldades existentes, os representantes da Casa Restaura-me apontavam a falta de equipe especializada para pensar e executar ações de comunicação. 


O trabalho em equipe entre a ONG e os voluntários da Digi foi conduzido pela Phomenta, que utiliza uma trilha metodológica própria baseada no
Design Thinking. Os voluntários entraram em contato com o desafio da Casa Restaura-me por meio de um processo imersivo, geraram um grande número de ideais em um curto período de tempo, selecionaram algumas soluções para construírem protótipos e, por fim, colocaram em prática essas soluções. 


A Maratona Social permitiu que os voluntários da Digi utilizassem sua
expertise profissional para melhorar o impacto social da organização. Os colaboradores tiveram a chance de praticar ferramentas ágeis e de desenvolver habilidades ao longo do projeto, que exigiu negociação, trabalho em uma equipe multidisciplinar, escuta ativa e muita empatia.


Como um processo orgânico que levou em consideração as particularidades de cada um da equipe, a complexidade do desafio proposto e o desejo comum de implementar soluções verdadeiramente eficazes, a Maratona foi adaptada para que a equipe de voluntários entregasse as melhores soluções possíveis. Após oito semanas de trabalho, o time desenvolveu uma nova identidade visual para a Casa Restaura-me, criou informativos personalizados sobre o funcionamento e atividades da Casa para a equipe de colaboradores da ONG e implementou uma rádio interna para compartilhar notícias e informações com os beneficiários, incluindo a instalação de caixas de som em todos os ambientes, contratação de sistema, seleção de músicas e locuções personalizadas. 

Vanessa dos Santos, coordenadora da Casa Restaura-me, compartilhou que participar desta parceria da Agência Digi e Phomenta foi uma experiência fantástica: “para nós, foi muito legal essa construção. A rádio é um grande ganho, já que por meio dela a comunicação chega até os beneficiários de uma maneira bem clara. A rádio não tem só música, mas também divulga os grupos socioeducativos, as oficinas, os programas etc. No trabalho com as pessoas em situação de rua, há vários desafios e, às vezes, estamos tão dentro desses desafios que não conseguimos encontrar soluções para eles. Essa parceria apareceu na hora certa, porque a gente precisava melhorar a nossa comunicação para que chegasse até os beneficiários a informação correta, de forma que eles conseguissem entender o que a gente queria passar”.


Bárbara Ogoshi, Diretora de Gente e Gestão da Agência Digi, voluntária e responsável pelo acompanhamento da ação, comenta como foi o envolvimento dos voluntários ao longo do programa: “tomamos para nós
aquela causa, pois compreendemos que era nossa responsabilidade fazer aquilo acontecer e que tínhamos um compromisso com a ONG”. Além dos sete voluntários ー que, neste caso, eram os diretores da empresa ー envolvidos diretamente na ação, a Digi também engajou outros colaboradores da Agência e parceiros externos na execução das soluções e verificou um comprometimento surpreendente. “O engajamento partiu do momento em que contamos para eles que estávamos em um processo de auxílio a essa ONG e que mostramos o que já tínhamos desenhado até o momento”, conta Bárbara


Segundo Bárbara, a Maratona Social atingiu todas as suas expectativas. Além do conhecimento e soluções proporcionados à Casa Restaura-me, a Agência Digi também ganhou na melhoria da integração entre os voluntários participantes do programa. 


Quer saber mais sobre voluntariado corporativo ou sobre a Phomenta? Fale com a gente!
https://www.phomenta.com.br/para-empresas


Compartilhar artigo


Outras postagens

Foto do líder da Organização - Felipe França
Por Mariana Moraes 25 abr., 2024
Comunidade Territórios do Amanhã: Fortalecimento Coletivo e Capacitação de organizações
Um grupo de pessoas reunindo-se em volta da mesa, alusivo às reuniões de voluntariado corporativo
Por Instituto Phomenta 09 abr., 2024
Explore como o voluntariado corporativo beneficia empresas e comunidades através de inovação e impacto social. Veja dicas para programas eficazes.
Por Instituto Phomenta 19 mar., 2024
O coletivo participou do programa Futuro Bem Maior, realizado pelo Movimento Bem Maior, Phomenta e Instituto Phi, voltado para o fortalecimento de iniciativas com impacto comunitário
Por Instituto Phomenta 21 fev., 2024
O programa propõe desenvolver lideranças e estreitar parcerias entre organizações do Terceiro Setor que atuam na proteção de meninas e meninos brasileiros
Por Instituto Phomenta 15 dez., 2023
“Participar deste programa tem sido de suma importância tanto para o conhecimento mais aprofundado da instituição, de gestão, como também, e principalmente, de mim mesma como gestora. Posso dizer com toda certeza que cresci muito nesses meses e continuarei a crescer, pois muitas sementes foram plantadas. E tenho essas sementes também em mãos para plantar em outras pessoas da instituição.”
Share by: